Natal e a Imago Christi

quarta-feira, dezembro 20, 2017

(Lawrence Maximo)
Não é incomum ver cenas de natividade nesta época do ano. Jardins, parques da cidade, ruas, igrejas, atrações como Disney World, todos eles têm uma cena de natividade entre as luzes de Natal deslumbrantes. Muitas vezes, são belas cenas, com figuras vestidas de vacas, ovelhas e vacas em camas de palha. 

Mas uma coisa frequentemente errada nessas cenas envolve a representação de Maria, José, Jesus e outros personagens. As cenas de natividade retratam frequentemente detalhes etnicamente incorretos dos personagens loiros e de olhos azuis de Cristo com vestes do Oriente Médio. Esta prática remonta a séculos aos artistas renascentistas e ao Império Bizantino, época em que a arte estava crescendo e o cristianismo aumentava. Quando esses artistas europeus decidiram retratar Cristo, eles provavelmente pintaram retransmissões de rostos bem europeus - Jesus e outros personagens bíblicos não eram europeus e não pareciam europeus.

Jesus, imagem do Deus invisível X Super-herói
Existe apenas uma raça: a raça humana. Na Torre de Babel no Antigo Testamento, Deus causou que diferentes grupos de pessoas falassem uma língua diferente. Isso levou a que cada grupo migrasse para diferentes áreas. Como resultado, temos diferentes etnias de pessoas, mas todos somos uma raça, a raça humana, descendente de Adão e Eva.

Argumentos sobre a "raça" de Jesus decorrem da mentalidade evolutiva da raça e da supremacia racial, inspirada no modelo defeituoso de Darwin. Essa mentalidade evolutiva divide etnias e resulta em argumentos sobre a superioridade racial. Isso é persistente na mente de algumas pessoas e deu origem ao racismo ao longo dos anos. 

Mas não há uma "raça" superior ou Super-heróis. A Palavra de Deus nos diz que Deus criou homem e mulher no Dia Seis da Semana da Criação. Essas duas pessoas tinham o pool de genes para todas as pessoas de todas as aparências. Não há superioridade da raça porque a raça é uma construção social. Jesus veio para salvar os pecadores, para ser o Senhor de todos os que creem no seu nome, e para ser um amigo de todos os que confiam nele. Devemos lembrar que o homem olha para a aparência externa, mas Deus olha para o coração (1 Samuel 16:7).

Embora seja quase silencioso sobre a aparência física de Jesus, a Bíblia nos diz que Jesus era um homem de dores e familiarizado com o sofrimento (Isaías 53:3), um amigo (João 15:15), um defensor (1 João 2:1), compassivo (Lucas 7:13), e confiável (Mateus 28:20). Paulo descreveu-o como a "imagem do Deus invisível, primogênito de toda a criação" (Colossenses 1:15). Quando Isaías profetizou o nascimento de Cristo, ele o chamou de Príncipe da Paz (Isaías 9:6).

É a aparência do personagem de Cristo mais do que a sua etnia que deve interessar a cada um de nós quando nos entristecemos por nossa condição de pecado, depois reivindicamos seu perdão e, finalmente, conformamos a imagem de seu amor, graça, misericórdia e verdade a cada dia.

O Natal deve nos lembrar a imagem de Cristo nosso Salvador ressuscitado, a imagem que ele deseja para todos nós!!!


No Amor Daquele que nos comissionou!

You Might Also Like

0 comentários

ESCOLA DE MISSÕES

ESCOLA DE MISSÕES

Missões Urbanas

MINISTÉRIO

MINISTÉRIO